Ortodontia Fixa

Ortodontia refere-se ao ramo da odontologia em que dentistas especializados cuidam do alinhamento dentário e seu posicionamento no arco em conjunto aos ossos maxilares. Dentes se aglomerando, dentes tortos, arcos mal angulosos que não se encontram para uma mordida harmônica são problemas que nós tratamos. Os dentes que não estão alinhados apresentam problemas funcionais e são difíceis de manter a higiene causando deteriorações por cárie ou em muitos casos doença periodontal além de não agradarem esteticamente.

Na clínica Sonri nós instalamos dispositivos de alinhamento do tipo braquete ou aparelhos móveis para corrigir o problema em questão. Os dentes devem se unir em coesão para um sorriso alinhado e também para manter sua estrutura. Quando os dentes não se alinham, muitas vezes o indivíduo poderá ter dores musculares e problemas de mastigação, lesando todo sistema mastigatório. Podendo levar a dores de cabeça constante, síndrome da ATM além de dores na região do pescoço.

A ortodontia destina-se a diagnosticar tais problemas, levando mecanicamente os dentes à posição ideal. A ortodontia desempenha um papel vital na reversão do apinhamento de dentes e na melhora da mordida. O tratamento pode durar de meses a alguns anos.

Principais anomalias de diagnóstico tratadas pelos ortodontistas:

  • Diastema: Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Desvio de linha mediana: Quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior ou com a linha média da face, que é o centro da mesma.
  • Apinhamento: Ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena, havendo um glomerado de dentes.
  • Sobremordida: Ocorre quando os dentes superiores anteriores se posicionam muito à frente dos inferiores, proporcionando ao sorrir apenas exposição da arcada superior, proporcionando desoclusão.
  • Mordida cruzada anterior: Quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida cruzada: Quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder.
  • Mordida aberta: Espaço entre a mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.